Saber Como Montar Um Bom Currículo é uma etapa muito importante para quem está em busca do Sucesso Profissional.
Quarenta por cento dos gerentes de contratação gastam menos de um minuto revisando um currículo .
É por isso que você precisa de um documento forte e atraente que capture perfeitamente suas habilidades relevantes e experiência de trabalho para fazer o corte.
Se você está se perguntando: “Como faço para escrever um currículo para um pedido de emprego?”, “Como faço um currículo com sucesso?” ou “Como atualizo meu currículo?”, não se preocupe!
Nós estamos aqui para ajudar.
Neste guia, mostraremos como fazer um bom currículo em apenas algumas etapas fáceis e detalharemos exatamente o que incluir em cada seção do currículo.
Como Escrever Um Currículo
As chances são de que, se você escrever bem um currículo, será agendado para entrevistas para todos os empregos que procurar.
Mas qual é o segredo? Como você faz um currículo que os empregadores respondam?
Continue lendo! Dividimos as instruções de como criar um currículo, passo a passo.
Etapa 1 – Reúna suas informações profissionais para se preparar para escrever um ótimo currículo em busca do Sucesso Profissional.
A preparação é a chave para escrever um currículo que se destaque.
Ter suas informações essenciais prontas economizará seu tempo e garantirá que você dê o melhor de si.
Veja como preparar um currículo de forma eficaz.
A preparação adequada do currículo significa que você deve reservar um tempo para revisar suas qualificações relevantes e compará-las com os requisitos do cargo pretendido.
Em seguida, faça uma lista de seus:
- Realizações significativas de empregos anteriores.
- Habilidades soft, hard e técnicas e combiná-las com as habilidades exigidas no anúncio de emprego.
- Nomes dos empregadores, datas de contratação, locais, cargos e responsabilidades.
- Credenciais educacionais, como um diploma universitário, certificações ou licenças.
- Trabalho voluntário.
- Prêmios e honras.
Etapa 2 – Escolha o melhor formato de currículo para suas necessidades
Agora que você preparou suas informações, aqui está um segredo sobre como criar um currículo que muitos candidatos a emprego ignoram: você deve escolher um formato de currículo adequado antes de começar a escrevê-lo.
Como escolher o melhor formato de currículo?
Existem três formatos padrão.
Cada um usa as mesmas seções de currículo, mas as organiza de maneira diferente, então escolha aquela que funciona melhor para o seu nível de experiência de trabalho e seus objetivos profissionais.
Currículo Em Formato Cronológico
O formato de currículo cronológico é o mais comumente usado.
É ideal para candidatos que desejam se concentrar em sua experiência de trabalho ao criar um currículo porque esta seção fica na frente e no centro.
É perfeito para pessoas com muita experiência profissional de trabalho e sem lacunas de emprego, e para aqueles que se candidatam a empregos que dão grande ênfase à experiência.
Em Formato de Currículo Funcional
O formato de currículo funcional destaca suas habilidades e treinamento, com foco nas habilidades que podem torná-lo um ótimo complemento para a equipe, mesmo se você estiver se candidatando ao primeiro emprego.
Este formato é excelente para candidatos a emprego pela primeira vez, pessoas que estão mudando de carreira ou com lacunas de emprego.
Formato de Currículo Combinado
Também conhecido como currículo híbrido, o formato de currículo combinado combina os formatos de currículo funcional e cronológico.
É ideal para candidatos a emprego de nível médio que desejam saber como escrever um currículo para um trabalho ao mudar para um setor diferente ou reingressar na força de trabalho.
Etapa 3 – Adicione suas informações de contato.
Certifique-se de que suas informações de contato estejam atualizadas e fáceis de encontrar.
Coloque-o sempre no topo, no cabeçalho.
Veja o que incluir nas informações de contato do seu currículo:
- Nome completo
- Número de telefone
- Endereço de e-mail profissional
- Cidade e CEP
- Um link para sua conta de mídia social profissional, site ou portfólio, se você os tiver.
Etapa 4 – Escreva um resumo de currículo ou declaração objetiva
Use um resumo de currículo se você tiver experiência de trabalho e não estiver mudando de setor ou emprego.
Ao fazer um currículo, use uma declaração de objetivo do currículo se você estiver procurando um emprego pela primeira vez, mudando de carreira, retornando ao trabalho após uma longa ausência ou se candidatando a um novo emprego (como uma função gerencial) na mesma empresa.
Quer você use um resumo ou um objetivo, ele deve ser convincente, conciso e claro.
Etapa 5 – Faça uma seção de histórico de trabalho de currículo
Formate esta seção de currículo listando os trabalhos em ordem cronológica inversa, com a posição atual ou mais recente na parte superior e na exibição.
Veja como criar uma seção de currículo de experiência de trabalho. Você precisará:
- Seu título
- Nome da empresa
- Localização da empresa (cidade e estado)
- Datas de trabalho (mês e ano)
- Três a cinco marcadores com suas principais realizações e deveres de trabalho
Sua seção de histórico de trabalho deve dar aos empregadores um vislumbre do que eles podem esperar ganhar contratando você.
Não escreva uma seção de histórico de trabalho como uma lista de deveres, como “Relatórios financeiros preparados e mantidos” e “Responsável pelo inventário diário”, porque eles não dizem nada aos gerentes de contratação sobre o quão bem você pode desempenhar a função.
Em vez disso, para cada trabalho, exiba suas realizações de trabalho em três a cinco pontos e quantifique-os quando possível.
Um estudo recente mostrou que os candidatos a emprego que usam números em seus currículos obtêm um aumento de 40% em relação à concorrência.
Por exemplo, um professor pode escrever: “35% dos alunos do último ano melhoraram as notas dos testes de final de semestre em 25% em três meses”.
Etapa 6 – Crie uma seção de habilidades de currículo para destacar seus pontos fortes.
Ao criar um currículo, você deve incluir pelo menos uma lista de habilidades com marcadores, independentemente do formato de currículo usado.
Ao pensar sobre o que colocar em uma seção de habilidades de currículo, aponte para uma média de seis a oito de seus principais pontos fortes, desde que sejam relevantes para o trabalho que você deseja.
Se você está mudando de carreira ou se candidatando ao seu primeiro emprego, concentre-se em habilidades transferíveis, como comunicação e pensamento crítico, que podem ser aplicadas a quase qualquer trabalho.
Etapa 7 – Liste sua educação com precisão
Ao escrever uma seção de educação do currículo, liste suas credenciais de educação, mesmo que você não tenha um diploma.
Aqui está o que acontece em uma seção de educação de currículo.
- Se você não frequentou a faculdade, exiba seu diploma do ensino médio ou GED.
- Se você frequentou a faculdade ou pós-graduação, mas não concluiu um diploma, acrescente o(s) nome(s) das escolas que frequentou e seus cursos de estudo.
- Adicione sua data prevista de formatura, se você tiver uma. Você não precisa incluir o ano de graduação se você se formou há mais de 10 anos.
Se você quiser saber como fazer um currículo corretamente, toda seção de educação de currículo deve ter:
- O nome da sua universidade, faculdade comunitária ou escola. Inclua apenas o ensino médio se você for um estudante do ensino médio ou não frequentou a universidade.
- Localização da escola: Escreva a cidade e o estado.
- O mês e o ano em que você se formou. Se você ainda não se formou, escreva a data prevista para a formatura.
- O tipo de diploma que você recebeu ou espera receber e o programa. Por exemplo, um bacharel em enfermagem ou um bacharelado em inglês.
Etapa 8 – Adicione certificações, licenças e treinamentos relevantes
Alguns empregos, como enfermagem , contabilidade e ensino , exigem que os candidatos tenham certificações e licenças.
Alguns candidatos a emprego vão além e obtêm treinamento ou certificados adicionais para estabelecer sua experiência nas áreas escolhidas.
Ao fazer um currículo, crie uma seção de currículo separada para certificações, licenças ou treinamento profissional, Cursos Online e Cursos Profissionalizante Online que você concluiu.
Veja como fazer uma boa seção de certificações de currículo para qualquer treinamento adicional.
Diretamente abaixo de sua seção de educação, liste:
- O título da certificação, curso ou licença
- Nome da agência ou organismo certificador
- A data em que você obteve cada certificado
- A data de expiração do seu certificado (se aplicável). Se você ainda não concluiu o curso, escreva “Em andamento” com a data prevista de conclusão.
Etapa 9 – Inclua seções de currículo opcionais, se você as tiver
Como fazer um currículo que se destaque?
Uma boa redação de currículo é mais do que apenas garantir que você tenha todos os fundamentos.
Adicione seções opcionais, como trabalho voluntário, prêmios, homenagens e publicações.
Se você publicou trabalhos ou recebeu prêmios relevantes que o ajudarão a destacar ainda mais suas realizações, inclua-os – eles não podem prejudicar, mas podem ajudar seu currículo a se destacar.
Apenas adicione uma seção separada para prêmios, homenagens, publicações ou trabalho voluntário se você não puder vinculá-los a outras seções de currículo.
- Se o prêmio, honra ou publicação estiver vinculado ao seu diploma, você pode incluí-lo como um marcador na seção de educação abaixo do nome da universidade ou escola de ensino médio.
- Você pode incluí-lo em sua seção de histórico de trabalho como um marcador se for relevante para um trabalho específico.
- Se você tiver espaço, crie uma seção separada para prêmios, homenagens ou publicações em sua seção de educação.
Liste-os como marcadores em ordem cronológica reversa com o ano em que você os recebeu ou publicou.
O trabalho voluntário pode agregar valor a um currículo porque mostra que você está disposto a ajudar os outros e tem paixões fora do trabalho, que não são necessariamente motivadas pelo dinheiro.
Essas características são atraentes para os empregadores em 2023 e podem ajudá-lo a se destacar dos candidatos que não têm experiência como voluntário.
Não sabe como escrever um currículo simples com seções opcionais?
Veja como criar um bom currículo com qualificações opcionais:
Abaixo de sua seção de educação (ou seção de certificações, se você tiver uma), escreva o nome da credencial opcional seguido de um a cinco pontos listando os nomes dos certificados seguidos das datas de obtenção ou publicação.
Etapa 10 – Revise, verifique sua formatação e salve seu produto final.
Erros de digitação e erros gramaticais são os erros mais comuns na redação de currículos – e um obstáculo para cerca de 80% dos gerentes de contratação.
Ao fazer um currículo, releia-o cuidadosamente para garantir que você escreveu tudo perfeitamente e que todas as datas e nomes de empresas estão corretos.
Erros de formatação também são um grande problema para os gerentes de contratação. Você pode facilitar a leitura de um currículo seguindo estas dicas simples de formatação de currículo:
- Um currículo deve ter apenas uma página, a menos que você tenha mais de 10 anos de experiência profissional e precise de espaço extra.
- Nesse caso, duas páginas no máximo são aceitáveis.
- Defina as margens para 1 polegada em todos os lados do seu documento.
- Use fontes apropriadas , como Times New Roman, Arial ou Helvetica.
- Atenha-se a um tamanho de fonte entre 11-12 no corpo e 14-16 nos cabeçalhos.
- Escolha entre espaçamento entre linhas simples ou 1,5.
- Salve seu currículo como PDF , texto simples ou DOCX e nomeie-o adequadamente com “[SeuNome]-[Emprego desejado]-Currículo.pdf. ” Às vezes, os empregadores especificam na descrição do trabalho qual tipo de arquivo usar; sempre siga suas orientações. Se eles não especificarem um formato de arquivo, salve seu currículo como PDF.
- O nome do arquivo do seu currículo é importante! Recomendamos esta fórmula: Nome-Sobrenome-Título do Cargo-Alvo-Currículo.
Concluindo Como Montar Um Bom Currículo
Agora você já tem uma boa visão de Como Montar Um Bom Currículo.
Lembre-se, você pode melhorar sua qualificação profissional com Cursos Online ou Cursos Profissionalizante Online.
A Educação Online pode abrir um mundo de oportunidades para pessoas interessadas em progredir em suas carreiras e alcançar o Sucesso Profissional.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.